Microformatos




                                                                       
O que são microformatos

é um conjunto de formatos abertos, amplamente dotados, projetados para adicioar semântica em qualquer documento escrito em linguaem de marcação

essa especificação foi criada por tantek çelike eric a cera de 7 anos.

Passo a passo: como utilizar uma ferramenta de tradução microformats para criar um link que permita o usuários baixar ou mover o conteúdo para outro local






      photo

     Irinei Martins

     
Lalal xwto LTDA


  


      
Lado Oeste


      Osasco

      SP

       06132000 

       
+55 (11) 99879-xxxx

   
 Esse é o hCard, um microformato para publicar informações de contato de pessoas ou empresas (como um cartão de visitas). É uma padronização da forma de escrever as informações de contato (marcação semântica).
Da mesma forma que temos o hCard para contatos de pessoas, podem existir microformatos para publicação de álbum de música, compromissos, álbum de fotos, livros, roupas, qualquer coisa.
Em um microformato de “data de evento cultural” (exposição de quadros, apresentação de peça, show de música), por exemplo, poderíamos ter uma 
 com a data e a classe “date”, outra com a hora e classe “time”, uma terceira com local e classe “location” e assim por diante, descrevendo o conteúdo com tags (as mais apropriadas, não necessariamente apenas divs) e classes.
Existem microformatos para os mais variados tipos de dados, como:
  1. Localização geográfica (latitude longitude)
  2. Programa de e-mail que o usuário usa para enviar suas mensagens (!)
  3. Definição da logomarca de uma empresa
  4. Categorização de conteúdo (tag)
  5. Autor do texto
  6. Contato de redes de mensagens instantâneas (instant messengers)
  7. Link para profile pessoal em sites como flickrblogger.comdel.icio.us
  8. Menus de sites
  9. Listas retráteis (como os FAQ comuns nos nossos sites)
  10. Currículos profissionais.

Muito bem mas: Pra que serve isso?

Bem, tudo gira em torno da semântica, com microformatos, você deixa seus dados mais fáceis de serem reconhecidos por máquinas, que posteriormente, entregam esse conteúdo mais facilmente às pessoas.
Por exemplo, um site que varre a internet registrando todos os hCard que encontra, quando você quiser saber o telefone daquele seu contato do MSN, você pode ir a esse motor de busca e fazer uma busca pelo e-mail dele, o site retornaria o hCard da pessoa, com Nome, Telefone, Endereço etc.
Outro exemplo mais “real”, um buscador de profissionais que procura por textos de currículos “padronizados” na web (pode até usar o motor do google ou yahoo pra não ter muito trabalho), registra essas informações e retorna ao usuário o profissional com características desejadas. Até existe um “draft” (rascunho) de microformato para currículos, o hResume (ver referência).
O mesmo para qualquer outro tipo de dado que seja padronizado, se é padronizado, as máquinas entendem mais facilmente e podem encontrar e guardar mais facilmente, agora e no futuro.
E não é somente “encontrar”, mas também “exibir”, como os dados são “somente marcação semântica”, o usuário pode escolher como visualizar o texto:
  1. Apenas “summary” do currículo
  2. Apenas telefone do hCard
  3. Apenas capa e título do álbum de música
  4. Telefone da pessoa em negrito e vermelho vibrante
  5. Foto piscando e nome com fonte em tamanho 150%
Qualquer alteração visual é possível graças à separação entre conteúdo e apresentação disseminada com a técnica tableless.


Post Relacionados

Microformatos irinei.fatec Rating: 5 domingo, 3 de novembro de 2013

Nenhum comentário: